top of page

Comitiva do Mato Grosso visita ecossistema gaúcho de inovação



O Rio Grande do Sul recebeu uma importante visita nesta semana diretamente da cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. A delegação composta por empresários e agentes políticos conheceu mais sobre a estratégia de inovação das cidades gaúchas, os principais hubs e ainda as startups voltadas à sustentabilidade e ao agronegócio. A missão é um produto oferecido pela Wise e compõe o Programa Cidade Inovadora. A rota da inovação tem como foco apresentar aos participantes os principais pilares de ecossistemas consolidados nos territórios.


A visita se concentrou na cidade de Porto Alegre, onde o grupo do Mato Grosso foi apresentado aos projetos que já foram realizados e outros que estão em andamento no ecossistema gaúchos. Além de estimular novas parcerias, o objetivo da missão também foi de permitir que os atores de Lucas do Rio Verde possam se inspirar naquilo que já tem sucesso em outras regiões. A imersão contou com pitchs sobre economia circular e agrotech, aproximando a comitiva das startups gaúchas que desenvolvem tecnologias para um dos setores mais importantes da economia nacional, além de talks com empresas como a SLC Agrícola, Random e Atitus Educação. A programação incluiu ainda um passeio de barco pelo Rio Guaíba, mostrando ao grupo as potencialidades turísticas da capital e como estão sendo aproveitadas.


O Secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, recebeu a delegação e falou mais sobre o contexto vivido atualmente. "É muito importante esse tipo de visita para a troca de experiências e também para impulsionar aquilo que nossas startups têm capacidade de atender para o agronegócio de Mato Grosso, que é um verdadeiro case mundial. E tenho certeza de que também podemos visitá-los e aprender com eles", citou Balestrin.


A visita contou com um tour pelo Instituto Caldeira junto ao seu Diretor Executivo, Pedro Valério, que destacou as principais iniciativas que têm sido promovidas e como é possível integrar o ecossistema de inovação para fortalecê-lo. O Tecnopuc foi outro espaço visitado, onde a delegação conheceu sobre o trabalho do Celeiro Agro Hub.


"Saímos daqui ainda mais motivados depois de conhecer tudo aquilo que já existe em inovação no Rio Grande do Sul, que é um estado com muito para agregar ao Mato Grosso e vice-versa. O mais importante é que essa missão reuniu os empresários, agentes públicos e a academia para criar essas conexões e troca de conhecimento, conseguimos obter todo sucesso que esperávamos e voltamos com novas ideias", destacou Miguel Vaz Ribeiro.


O Programa Cidade Inovadora trabalha junto à prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT) na realização do pacto pela inovação, iniciativa que busca unir esforços entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil para fomentar o ecossistema local.


RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 99235-8086

tatiane@reversocomunicacao.com.br

51 - 3398-7958

Reverso Comunicação Integrada (Conrerp/4ª PJ116)

30 visualizações0 comentário

Comments


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page