top of page

Conectando players e desenvolvendo a inovação: Gravataí inaugura Casa das Startups



A Prefeitura Municipal de Gravataí e o Pradotech materializaram nesta terça-feira (22) o resultado de uma política pública bem planejada e desenvolvida com todos os agentes da quádrupla hélice: a Casa das Startups, um hub de inovação no bairro Prado Cidade que será a primeira incubadora tecnológica municipal. Na primeira etapa serão 10 startups incubadas pelo programa Startup Gravataí em parceria com a Unitec, Incubadora do Tecnosinos - Parque Tecnológico da Unisinos.

A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) terá uma base no local para recepcionar startups que atuam com soluções inovadoras para desafios públicos. A história da Casa das Startups teve início em um sonho, que tornou-se realidade pela união entre poder público, iniciativa privada, universidades, órgãos de fomento e sociedade civil


O CEO da empresa Wise Innovation, Paulo Renato Ardenghi, explica que os três elementos principais para essa ativação iniciar foram o terreno fértil de Gravataí para receber e desenvolver startups, o interesse do governo municipal para fazer isso acontecer e a visão audaciosa da iniciativa privada representada pelo Pradotech. A partir disso, a Wise começou a unir as peças do quebra-cabeça que formaria a Casa das Startups e uma série de outros projetos desenhados para as estratégias de inovação: governo, iniciativa privada, sociedade civil organizada e academia.

“Conectamos atores interessados na mudança e que queriam fazê-la acontecer, essa foi a fórmula de sucesso para uma política pública que estamos celebrando hoje e que irá promover desenvolvimento socioeconômico para todos os envolvidos nesse ciclo”, explica Ardenghi.

Com a sua expertise, a Wise participou desde a concepção até a execução da estratégia, potencializando as vocações de Gravataí para as suas matrizes econômicas e criando condições para novas vertentes. Essa construção também teve muitas etapas prévias em conjunto com a Wise, como a preparação do município para criar um ambiente favorável à inovação, tecnologia e empreendedorismo.


A cidade formalizou uma das leis de inovação mais completas do Brasil, e ainda criou a Usina de Talentos, para formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho na área da tecnologia e inovação, e o Governo Digital, que na sua primeira fase implantou o Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (LIDAG), com foco em gerar indicadores e métricas para subsidiar as ações do governo.

Uma nova mentalidade do setor público que foi desenvolvida na cidade desde o início da consultoria com a Wise, Gravataí já se destacou entre as 50 cidades mais inovadoras do Estado de acordo com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A participação da Wise ainda foi destacada pela Secretária da Smict, Selma Fraga, como um dos motores para que as mudanças pudessem acontecer.


"Com a Wise, colocamos em pé a secretaria em quatro meses com projetos como o plano plurianual, as diretrizes de orçamentos e outros. Sem a Wise, estaríamos na metade do caminho. O conhecimento, a expertise e a característica mão na massa fizeram toda a diferença", salienta.

Um futuro de oportunidades

Com a base construída na trajetória de Gravataí pela inovação, novas oportunidades devem se abrir para a cidade. A Secretária Selma Fraga salienta que isso é possível porque as entregas foram feitas de maneira inteligente e sólida.

“Temos uma base sólida e agora é a fase da operação. Como tudo foi bem construído em conjunto com a Wise e nos preparamos para esse momento, desde a Lei de Inovação até ações como um hackathon, agora podemos fazer muito mais. É um leque de possibilidades que se abre e dependerá da nossa capacidade de operacionalizar e investir em tudo isso a partir de agora", explica Selma.


A incubadora Casa das Startups possui outros espaços independentes do programa, articulados e acelerados pela gestão do Instituto PradoTech. Interessados devem contatar o Parque, por meio do e-mail contato@pradotech.tec.br.

Conheça as 10 empresas do Programa Startup Gravataí que inicialmente estarão na Casa das Startups:

● Ipay: gerenciamento financeiro de gestão e automação de cobranças para empresas de serviços;

● Prakaranga: plataforma de localização e compra de peças automotivas novas e usadas com procedência;

● IZZIE IT: gerenciamento de bancos de dados e automatização de processos utilizando inteligência artificial;

● Bestlink Intermediações e Conexões: comércio eletrônico;

● Leeg Legal Design: plataforma de edição de arquivos para advogados ou qualquer pessoa para tornar os documentos jurídicos mais claros e eficientes;

● Tru Veículos: plataforma de negociação de carros;

● GreenClub: aperfeiçoamento do sistema de coleta pública de resíduos sólidos;

● GWA - Green Way for Automotive: projetos de sustentabilidade para a indústria automotiva;

● Simpay: facilitadora de pagamentos que permite parcelar contas ou fazer empréstimos com cartão de crédito;

● Azape: soluções integradas de marketplace, que conecta a demanda de consumidores a oferta de vendedores e prestadores de serviços.

13 visualizações0 comentário

Comments


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page