top of page

Encantado apresenta proposta para ser o primeiro município laboratório do Pacto pela Educação



O município de Encantado apresentou nesta sexta-feira (02) a sua proposta à Integrante do Grupo Estratégico do Pacto pela Educação, Mônica Timm, para constituir um laboratório de práticas educadoras inovadoras junto ao movimento. A reunião aconteceu nas salas de aula do smart Campus Atitus, do Instituto Caldeira, e Encantado foi representada pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande. Márcia Terres e Eduardo Capellari, conselheiros do Pacto, também acompanharam o encontro.


Através da proposta, a prefeitura de Encantado salienta as suas ambições em consolidar o município como uma das principais referências nacionais em qualidade na educação. Com o apoio da Govtech Wise Innovation, em menos de um ano a prefeitura integralizou 50% da sua rede pública municipal de ensino com atividades pedagógicas inovadoras, implantou dois laboratórios makers de última geração, formou todos os professores do ensino fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas por evidências, promoveu as primeiras contratações inovadoras através do Marco Legal das startups e iniciou a transformação digital completa dos serviços educacionais.

Segundo Mônica Timm, a proposta de Encantado tem todos componentes para ser aceita principalmente por provar que possui um visão sistêmica da educação, orientada por resultados, com a consciência de que são necessárias integrações e fases para cada processo. “É uma grata surpresa conhecer o projeto de Encantado e ver que está sendo feito por pessoas capacitadas. A secretaria municipal está engajada e tem um propósito de alto nível, com um planejamento estratégico que poderá inspirar todo o país, em especial pela visão sistêmica com a qual encaram a educação”, destacou.




A reunião também definiu as ações prioritárias da educação para 2023 em Encantado. Todos os projetos já realizados no município em 2022, que contaram com a articulação da Wise, serão anexados à Carta de Adesão para o Pacto pela Educação. Entre previsões para o próximo ano, estão a implementação de um centro de inovação focado em gerar talentos e formar professores, além do diagnóstico para a transformação arquitetônica de todas as escolas.


A Secretária Stefanie Casagrande salientou que a educação é, de fato, a prioridade em Encantado. "A iniciativa do Município de Encantado de tornar-se uma cidade-laboratório do Pacto pela Educação precisa ser festejada. Trata-se de uma visão inovadora na gestão pública, porque extrapola os discursos fáceis e oportunistas. Dessa vez, percebe-se um efetivo compromisso com a priorização da educação no território de uma cidade, com expectativas e processos muito bem mapeados. Em sendo a educação a base do desenvolvimento de uma comunidade, a Secretaria de Educação, em consonância com a prefeitura, entende a necessidade de integrar todos os atores, públicos e privados, pessoas físicas e jurídicas, para garantir a melhor aprendizagem de crianças e jovens. Isso não significa uma indiferenciação de papéis e funções, tampouco um voluntarismo. Exige planejamento, método, constância de propósitos, clareza nos objetivos e muito empenho político na coordenação de tantas ações concomitantes e complementares. Assim sendo, Encantado buscou apoio de especialistas, identificou riscos e oportunidades e, ainda mais surpreendente, deseja organizar as suas redes de ensino de maneira integrada, com vistas a potencializar o exercício da cidadania em seu próprio território. Basta de constatar a fuga de cérebros em busca de melhores oportunidades para viver! Temos um Estado rico em oportunidades, com uma cultura sólida. Não há por que não investir no desenvolvimento das cidades gaúchas - e isso certamente começa com a priorização da educação. O Pacto recebe a primeira cidade-laboratório com grande alegria e muitas expectativas!"”, explicou ela.


O CEO da Wise, Paulo Renato Ardenghi, ressaltou que o trabalho em Encantado está consolidando um ecossistema de aprendizagem em que a educação integra todos os níveis, do público ao privado, do infantil ao fundamental, médio, técnico e superior. “A educação será o norteador do desenvolvimento da cidade, assim como já vem sendo realizado, e a participação no Pacto concretizará esse objetivo”, disse o CEO.



Projeto Cidade do Futuro

Desde 2021, a Prefeitura Municipal de Encantado concebeu e está implementando o mais ousado projeto de inovação para a educação do sul do Brasil. Com investimento previsto de 12 milhões de reais, o programa engloba 10 componentes: Escola de professores, reformas e paisagismo de todas escolas, proposta pedagógica inovadora, educação integral, laboratório de dados, plataformas digitais, gestão de pessoas inteligente, educação inclusiva, diretores gestores e transformação digital, que estruturam mais de 50 ações. A Wise Innovation participa desde o início apoiando o desenho da estratégia e implementação do Programa.


RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 99235-8086

tatiane@reversocomunicacao.com.br

51 - 3398-7958

Reverso Comunicação Integrada (Conrerp/4ª PJ116)

157 visualizações0 comentário

Comments


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page