top of page

Encantado lança Pacto Municipal pela Educação para ser referência na geração de talentos


A cidade de Encantado, no Vale do Taquari, iniciou oficialmente um novo momento neste sábado (08): a assinatura do Pacto Municipal pela Educação. O compromisso foi firmado entre instituições do poder público e privado, sociedade civil organizada e universidades, representando toda a quádrupla hélice em um movimento colaborativo. Durante a cerimônia de lançamento e assinatura do Pacto, foram apresentados os macrodesafios que Encantando terá de superar para atingir a visão de futuro definida por todos os agentes envolvidos: tornar-se uma referência internacional em geração de talentos nos próximos 10 anos.


Os macrodesafios e o objetivo a ser atingido na próxima década foram traçados no workshop colaborativo realizado em maio. Muito antes disso, há mais de um ano, a administração pública já vinha fazendo um movimento para inovar e transformar a educação a partir de uma série de ações, como a cidade integralizar 50% da rede pública municipal de ensino com atividades pedagógicas inovadoras, implementar laboratórios makers de última geração, formar todos os professores do ensino fundamental para o desenvolvimento de práticas inovadoras orientadas por evidências, promover as primeiras contratações através do Marco Legal das startups e iniciar a transformação digital completa dos serviços educacionais.


O Pacto Municipal pela Educação irá consolidar ainda mais essas e outras ações para os três macrodesafios e suas respectivas áreas de abordagem: 1) educação de qualidade através da formação de professores, uso de dados e evidências, atualização curricular na escola, inovação tecnológica e saúde e bem-estar da comunidade; 2) geração de talentos com foco na nova economia, fomento ao empreendedorismo, ativação do ecossistema de aprendizagem e ambientes para a inovação; 3) turismo inteligente por meio da sustentabilidade ambiental e cultural, aprendizagem em diferentes espaços e ao longo da vida, além da mobilidade, acessibilidade e tecnologia.


Durante o lançamento do Pacto, o Prefeito de Encantado, Jonas Calvi, destacou que a transformação da cidade está acontecendo pela educação, mas isso é possível somente com o envolvimento dos principais agentes dessa mudança: os professores. "Nenhuma tecnologia vai resolver os nossos problemas se não houver o sentimento de pertencimento dos professores. É por isso que um dos nossos objetivos é dar treinamento contínuo para que eles utilizem as tecnologias de forma colaborativa", explicou.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, também destacou o papel dos professores no futuro da cidade e se emocionou ao convocar para que cada um se envolva cada vez mais. "A ideia do pacto é comprometer todos os envolvidos. Precisamos tomar parte para entendermos nossas responsabilidades. Isso vai fazer toda diferença para a comunidade de Encantado", salientou Stéfanie.


Caminhos para o futuro

O processo de criação e implementação do Pacto Municipal pela Educação em Encantado já teve suas fases prévias. A primeira foi a preparação do governo e depois o mapeamento do ecossistema de aprendizagem. Após a fase atual de lançamento do Pacto, as etapas seguintes incluem trabalhar os macrodesafios, executar os projetos e apresentar os resultados.


Os macrodesafios foram apresentados por Paulo Renato Ardenghi, CEO da Wise Innovation, empresa focada em inovação para o setor público e que orienta o município na construção e execução do Pacto. Ele destacou as duas principais marcas do novo momento da cidade: a colaboração e a visão inovadora. "Transformar a educação pela sua base precisa ser uma prioridade em todas as cidades, e Encantado já entendeu isso e que o caminho é pela inovação. Precisamos mudar as lógicas de ensino e pensar na educação como um grande ecossistema ao longo da vida. O que está acontecendo em Encantado é revolucionário e já estamos colhendo os frutos dessa mudança de mentalidade", ressaltou Ardenghi.


A manhã ainda contou com a palestra “O futuro da educação e a educação para o futuro”, ministrada por Daniel Sperb, Vice-presidente de Inovação da Atitus Educação, executivo da C-Level, apaixonado por inovação, tecnologia e liderança e com participações no TEDx, South Summit Brasil, Gramado Summit, Concred e EsaRh. Sperb compartilhou com a Prefeitura de Encantado um documento para orientar a aplicação do design em diversas áreas para a promoção de cidades inteligentes e sustentáveis com exemplos que podem inspirar o município para os projetos do seu Pacto.





10 visualizações0 comentário

Commentaires


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page