top of page

Escola Startup na Bom Jesus: projeto de inovação social


Desde Dezembro de 2021, 80 jovens de 15 a 18 anos estão passando por uma jornada inédita de empreendedorismo inovador. Implantando na comunidade Bom Jesus, o lab maker da Escola Startup propõe disseminar metodologias inovadoras com foco no fomento do surgimento de negócios inovadores.


O projeto que é desenvolvido pelo Instituto Calábria com apoio irrestrito da Wise, conta com parceiros importantes como Tecnopuc, umov.me, Share, Ouro e Prata, Madesa, instituto Renner.


Ajudamos o Instituto Calábria a conceber e implantar 3 laboratórios maker em um espaço que exige investimentos e educação empreendedora, saneamento, desenvolvimento social.


Da ideia, ao protótipo, a captação de investimento, a validação do produto, o desenvolvimento da solução tecnológica, a formação do time, geraram novos métodos e formatos que você não aprende m uma instituição formal. As Universidades não conseguem ensinar e passar esse conhecimento, porque ele é altamente vivencial. Apenas vivendo situações reais que jovens irão compreender seu potencial empreendedor e as inúmeras oportunidades que estão surgindo em mercados tradicionais como hotelaria, moda, transporte, Comunicação, educação, arte, gastronomia, saúde, dentre outros.


Matemática e raciocino lógico para pensar a escala da solução, o tamanho do mercado, precificar produtos, construir estratégias financeiras.


Português e narrativa para construir o propósito, a proposta de valor, o Storytelling, conteúdo, marketing digital.


Conhecimento científico e tecnológico, para identificar o problema, criar hipóteses, validar o problema, construir a solução.


Habilidades sócio emocionais para trabalhar em equipe, errar e corrigir, superar obstáculos, conviver com a diferença, enfrentar a vulnerabilidade.


Ao todo serão 07 startups geradas nessa primeira turma.


Startups nascendo:


IPANU - Culinária Africana

A Proposta do Ipanu, refeição em Ioruba, está inteiramente ligada com a Cultura Africana e as problemáticas do mundo moderno. Composta por Mulheres negras, essa Startup Busca resolver a corrida contra o tempo dos estudantes, trabalhadores e cidadãos na dinâmica de mundo moderno. O mundo atual cobra agilidade, as pessoas vivem em uma corrida contra o tempo o que acaba gerando muitas vezes comidas feitas na pressa e de baixa qualidade, unindo isso com a crescente onda na busca de uma alimentação saudável o Ipanu trás suas marmitas com uma proposta de comida africana, onde o consumidor terá oportunidade de fazer assinatura mensal, para receber a sua refeição sempre no mesmo horário sem precisar gastar seu tempo com preocupações, e acabar caindo nos famosos fast foods.



MOCHIYA - Iguaria Japonesa

A Mochiya (casa do mochi, em japonês) surgiu a partir da necessidade dos próprios Startupeiros. Entre Otakus e Kpopers, a necessidade por partilhar da cultura asiática fugindo dos preços exorbitantes do sushi, praticamente a única coisa que se encontra com facilidade sobre a cultura japonesa. Após verem muito em animes os personagens comendo esse bolinho pegajoso, esses jovens decidiram trazer isso para a nossa cidade com recheios que fazem parte da cultura brasileira. Preocupados em trazer uma nova opção de doce para o publico que mais vem crescendo nos últimos anos. É nítida a influencia e explosão das atividades culturais japonesas no Brasil, hoje você vai ao shopping e encontra, inclusive na vestimenta dos jovens. Unindo os jovens com os otakus mais antigos, Mochiya busca Integrar os Porto-alegrenses com o Japão proporcionando uma nova opção de doce, que conectará ambas culturas de maneira que caiba no bolso de todas as pessoas.



Burrasquito - Burrito de churrasquinho

Para entender o Burrasquito precisamos nos fazer uma pergunta: É mais fácil achar um churrasquinho de boa ou má qualidade? A resposta é péssima, mas é a partir dela que surgiu essa Startup, trazer uma nova leitura do churrasquinho a partir de uma comida mexicana. Os amigos startupeiros querem trazer comida rápida, simples, de boa qualidade para o dia a dia agitado de quem pega ônibus, trem ou mesmo carro. E mesmo nas horas de lazer querem trazer qualidade, seja nos shows ou eventos que as pessoas participarão. A gestão de tempo e fome é um problema que afeta a maioria dos Brasileiros, diversas vezes as pessoas compram de quem está na entrada de estádios ou nas paradas de ônibus comidas duvidosas, que não alimentam e ainda demoram. Pensando em suprir essa necessidade, criaram esse produto para saciar a fome e a falta de tempo, Com seu Burrasquitomóvel irão até os lugares mais movimentados com as pessoas mais famintas.


Sabores do mundo

A comida que viaja até sua boca

O Sabores do Mundo surgiu a partir de uma necessidade crucial: Como encontrar marmita de qualidade e com preço acessível? Uma resposta difícil que será fácil, os startupeiros desse lugar providenciarão comida de qualidade, diversificada( é ótimo não comer a mesma coisa todo dia não é mesmo?) e com preço justo. Unindo a vontade de viajar do pobre brasileiro com a necessidade acima, Sabores do mundo surge trazendo uma viagem sem, literalmente, sair de casa. Com o auxílio das tecnologias modernas, trarão cultura de outros países, sabores e experiências. Desde sua embalagem personalizada que contará a história do país de origem, essa dark kitchen contará com 6 sabores diferentes, sendo um de cada país. Na sua embalagem terá um Qr Code, basta que o cliente aponte a sua câmera e saberá informações sobre a comida e o local.


EMPANADO - O churrasquinho encantado

O espetinho empanado é uma ideia que trás toda rapidez e proteína de um churrasquinho com a delicia de comer um bife empanado. Inspirado pelos dogs empanados essa proposta promete abalar os finais de semana na orla, os shows, as saídas de jogo e todos que decidirem pedir um delivery. O espetinho conta também com a opção de contratação para eventos, onde eles irão com objetivo de produzir para os convidados, uma opção ideal para aquele jovem que quer fazer uma festa estilo livre, com ceva e comida feita na hora. Buscando resolver os problemas de qualidade e falta de higiene da maioria dos churrasquinhos, eles seguirão rigorosamente os protocolos de limpeza e trarão a opção de molhos especiais para se deliciar com essa gostosura.


CATAVENTO- Um novo conceito em pasteis

Que tal aquele sabor de pastel caseiro, feito pelas mãos da pessoa que você mais ama? Agora imagina tudo isso entregue na sua casa no horário do café da manhã ou do jantar... Quer fazer uma festinha com uma nova leitura de pastel? tem também. A Catavendo surgiu através de memórias afetivas, Pasteis temáticos e coloridos com todo sabor de caseiro e feitos de massa artesanal. A galera dessa startup propõe um conceito diferente: Um clube de assinaturas, onde você recebe na sua casa os pasteis fresquinhos pela manhã ou noite quantas vezes quiser, depende de qual plano você for fazer. E ainda tem a opção de pedir os mini pasteis coloridos para aniversários a diversão é garantida e a barriga fica cheia. E caso você não queira comprar assim, temos a opção de adquirir o produto com venda unitária. As embalagens e o preparo serão feitos com cuidado para que não fique escorrendo gordura, e o sabor traga muitas memorias de infância. A equipe da Catavento quer proporcionar toda a magia da cesta de pastéis no final do arco-íris.


TPM - Que seja doce!


O TPM é uma startup que trás uma releitura de sanduíche, os integrantes tiveram essa ideia através de uma torrada, certo dia pela manhã decidiram comer uma torrada, porém não tinham os insumos, então pensaram: Por que não usar chocolate? Então surgiu seu produto. Aliado com a TPM de suas familiares que se apaixonaram pelo produto, sua proposta trás uma ideia para um novo café da manhã recheado de amor e doçura. Com pão artesanal e próximo da capital do chocolate brasileira (gramado) é um produto diferente que supre a necessidade de opções de refeição doce e a necessidade de algo diferente. Junto com o sanduiche terão ainda opções de bebida como capuccino e iogurte artesanal, onde seus clintes terão a oportunidade de aliviar toda sua tensão comendo um docinho que abraça. Atrelado ao amor e a curiosidade de comer fondue eles resolverão incorporar ao seu lanche rápido e prático as frutas de cada estação. Já pensaram em comer um sanduiche de chocolate com morangos? Os TPMers trarão muito amor em forma de comida


Quer saber mais?




Para receber informações sobre a WISE, faça contato conosco:

Tatiane Mizetti - Relações Públicas (Conrerp/4ª 2820) – 51 9235-8086 reverso@reversocomunicacao.com.br

Atendimento: 51 99375-3203

51 – 3398-7958

Reverso Comunicação Integrada

www.reversocomunicacao.com.br

CONRERP PJ116

19 visualizações0 comentário

Comentários


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page