top of page

Municipio de Gravataí e UFRGS assinam acordo para laboratório de inteligência de dados inédito no BR


Uma parceria assinada nesta segunda-feira (07) entre a Prefeitura Municipal de Gravataí e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) irá transformar a forma de governar nas cidades gaúchas. O convênio de cooperação garante a implantação do LIDAG - Laboratório de Inteligência de Dados inédito no Brasil e voltado à melhoria dos serviços públicos através da aplicação da ciência de dados e promovendo pesquisa científica na área. O laboratório em Gravataí faz parte de um conjunto de ações que tem modernizado a gestão pública no município em uma parceria com a govtech gaúcha WISE.


O termo do convênio foi assinado pelo Prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon (MDB), e o reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões, em ato realizado na Prefeitura. Na solenidade, Zaffalon destacou o ineditismo da iniciativa no Brasil e como isso poderá fortalecer ainda mais o Rio Grande do Sul na criação de políticas públicas e atração de novos investimentos. “Os líderes do setor público precisam cada vez mais identificar e responder de forma inteligente as necessidades dos cidadãos, e é isso que Gravataí poderá fazer a partir desse laboratório. Hoje, somos os primeiros do Brasil a desenvolver um projeto desse tipo em data science, mas esperamos que seja apenas o começo para uma gestão pública mais moderna, assertiva e eficiente”.


O reitor da UFRGS salientou que a integração entre o poder público e a academia é o melhor caminho para impulsionar novas formas de governar e formar talentos capazes de utilizar ferramentas como a ciência de dados para transformar a sociedade. “A sabedoria está em saber utilizar os dados que serão fornecidos pelo laboratório. Vamos trabalhar todos juntos para que o setor público possa fazer gestão inovando. A UFRGS tem todo interesse em fornecer talentos e pesquisa científica para a nova realidade hiperconectada e orientada por dados que vivemos hoje, principalmente porque não faltam vagas no mercado para essa nova área ”, disse Carlos André Bulhões.


Exemplos internacionais e atuação integrada

O LIDAG permitirá realizar testes pilotos de iniciativas públicas a exemplo do que já é feito em governos considerados dentre os mais digitais do mundo, como na Estônia e Singapura. Entre as cinco dimensões que o laboratório irá atuar, está a conexão baseada na quádrupla hélice, promovendo a colaboração entre governos, iniciativa privada, academia e sociedade civil. A pesquisa e desenvolvimento é outra dimensão de base, que será conduzida pela UFRGS.


A capacitação em curta duração de profissionais em análise e inteligência de dados, além da infraestrutura funcional e a aceleração de negócios como startups que utilizam tecnologias de Inteligência artificial e ciência de dados também fazem parte das dimensões em que o LIDAG está comprometido a atuar.


A primeira etapa das atividades inclui o mapeamento de dados e processos que representam oportunidades no uso da ciência de dados entre as demandas administrativas da Prefeitura de Gravataí. A segunda será focada em um projeto da estrutura física, articulação de parceiros, desenho de serviços e concepção de projetos pilotos. Está previsto um espaço físico multiuso com equipes de trabalho colaborativas, projetos de análises de dados públicos e privados, além de recursos para a visualização de dados em larga escala.


A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga, destaca que o uso da inteligência dos dados, a partir da sua recolha responsável e análise estratégica, irá guiar a tomada de decisões para as políticas públicas e os investimentos prioritários na cidade, com impacto direto na vida dos cidadãos.


“Serão tomadas decisões de forma mais assertiva, guiadas pelos dados que nos mostram o que é a real necessidade das pessoas e como diminuir os processos burocráticos do setor público. O laboratório também irá atrair startups e empresas de todo o Brasil, porque hoje não existe outra iniciativa como essa no país, seremos pioneiros e fonte de aprendizado para outros governos”, salientou Selma.


Paulo Renato Ardenghi, CEO da Wise - empresa que atua junto ao projeto de inovação da Prefeitura de Gravataí - destacou a felicidade em participar do anúncio e a sua importância neste momento. "Ter os dados norteando as decisões dos governos é algo inovador, e Gravataí está saindo na frente", salientou. A WISE trabalha com os governos para encontrar soluções inovadoras que transformem a administração pública com uma nova mentalidade e utilizando a tecnologia para criar recursos de gestão mais inteligentes e eficazes.




INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 9235-8086

reverso@reversocomunicacao.com.br 51 - 3398-7958 Reverso Comunicação Integrada (Conrerp/4ª PJ116) www.reversocomunicacao.com.br

359 visualizações0 comentário

Comments


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page