top of page

Município de Flores da Cunha aprova Lei de Inovação



Flores da Cunha é a mais nova cidade gaúcha a garantir um ambiente de regulação que fomenta atividades ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. O município aprovou por unanimidade a sua Lei de Inovação em uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores, dia 12 de junho, e agora deve criar o Conselho Municipal de Inovação.


A aprovação do projeto de lei se refletirá em benefícios para mobilizar e incentivar os diversos segmentos da sociedade e do poder público, tornando Flores da Cunha mais competitiva e atrativa para empresas que atuam com base tecnológica, além de qualificar os serviços públicos e modernizar a gestão. Nos últimos anos, outras cidades gaúchas já se movimentaram e aprovaram ou estão em processo de aprovação das suas regulações.


Uma das inspirações foi Caxias do Sul, conforme explica o Presidente do Instituto Hélice, Felipe Corradi, que tem prestado apoio às instituições de Flores da Cunha. "Essas iniciativas de mudanças têm acontecido desde 2018, mas estavam espalhadas, e agora conseguimos promover um entendimento maior da importância da quádrupla hélice para trabalhar de forma colaborativa. Em Caxias do Sul, e agora com Flores da Cunha, fica claro que o poder público está cada vez mais consciente do seu papel nessa jornada de inovação", salienta.


A nova lei irá atuar em quatro principais eixos: governança, através do Conselho Municipal de Inovação e do Fundo Municipal de Inovação, para aproximar iniciativa privada, academia, sociedade civil e poder público na definição de planos e iniciativas para alavancar a inovação; inovação da gestão pública para modernizar a administração municipal e qualificar os serviços públicos através da inovação, e para que o Flores Inovadora tenha sustentabilidade e continuidade em gestões futuras; melhoria do ambiente do município para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador, através de incentivos e regulamentações específicas para estimular as empresas, além de preparar e educar novos talentos e dar condições para que façam a inovação acontecer; geração de talentos e educação inovadora.


O Prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, destaca a possibilidade de formar novos talentos a partir da lei. "Está no DNA da nossa administração inspirar, inovar e fortalecer os negócios locais. Por meio da aprovação deste marco legal, que foi construído com a participação de empresas e entidades representativas do nosso município, firmamos o compromisso de elevar o nível do desenvolvimento econômico em Flores da Cunha. Aproveito para destacar a importância de se ter um olhar especial voltado para os novos talentos inovadores, o que está previsto na lei, que certamente trará mais qualidade de vida para a comunidade florense”, comenta.


Após a criação do Conselho Municipal de Inovação, as ações serão construídas em conjunto entre a iniciativa privada, academia, sociedade civil e poder público. Em breve, deve ser elaborado também o Plano Municipal de Inovação, definindo as bases de incentivos, que serão instituídas pelo chefe do executivo municipal via decreto.


Créditos da imagem: Samuel Silva/Prefeitura Municipal de Flores da Cunha

32 visualizações0 comentário

Komentáře


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page