top of page

Preview digital do Startup Guide é lançado no South Summit



No clima da inovação, tecnologia e empreendedorismo, foi lançada nesta sexta-feira (31) durante o South Summit a versão digital do Startup Guide Rio Grande do Sul. O guia presente nas principais cidades do mundo, como Nova Iorque, Lisboa e Barcelona, irá apresentar o ecossistema de inovação, as oportunidades de negócios, a riqueza cultural e o potencial do Estado, sendo o primeiro produzido na América Latina. O lançamento contou com a presença das representantes dinamarquesas do Startup Guide: a Founder e CEO, Sissel Hansen, e a COO, Anna Weissensteiner.


A Startup Guide é a responsável por aplicar a metodologia e produzir o conteúdo com os parceiros locais. Depois de experiências em 60 diferentes ecossistemas de inovação pelo mundo, a CEO Sissel Hansen contou a sua história como fundadora da empresa há nove anos, quando mudou de país e descobriu o quanto precisava de um guia para saber como fazer negócios em um local novo. “Foi assim que tudo começou e que, hoje, depois de quatro anos de tentativas, estamos finalmente lançando a nossa entrada na América Latina através do Rio Grande do Sul”.


Márcio Pires, Head de Inovação do Sebrae RS, destacou que o Estado precisa aprender a se divulgar ainda mais para o mercado internacional, e que o guia é um passo importante para essa transformação. Além dele, o Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, acompanhou o lançamento e ressaltou o tamanho do desafio que foi aceito. “Quando o Paulo me falou a primeira vez, eu quase duvidei pela complexidade do projeto, mas entendo o quanto era necessário realizá-lo e que precisamos nos divulgar melhor. Sinto que esse é o momento certo para tudo isso estar acontecendo”, declarou.


O preview digital lançado no South Summit apresenta os principais dados socioeconômicos do Rio Grande do Sul e informações sobre como morar e investir no Estado, destacando a cultura empreendedora e inovadora dos gaúchos. Quem acessá-lo também poderá conhecer as startups, programas, espaços, experts, founders, universidades e investidores que foram selecionados para o guia. A versão está disponível online no link https://startupguide-ecosystem.webflow.io/rio-grande-do-sul.


Guia histórico e com recordes

O Startup Guide RS tem se tornado uma versão histórica desde o início, já que será o primeiro realizado pela metodologia dinamarquesa na América Latina. Além disso, recebeu 538 inscrições, um número recorde que ficou atrás apenas do guia produzido em Nova Iorque. Ao todo, foram registradas as inscrições de 235 startups, 92 founders, 41 investidores, 53 programas, 35 universidades e 82 espaços.


Após a votação popular e a análise do Conselho Curador, o Startup Guide RS escolheu 88 finalistas que estarão presentes no conteúdo representando o Estado. O material impresso e finalizado será lançado em outubro durante a Mercopar e distribuído nos principais eventos de inovação, aeroportos e outros espaços de tecnologia e empreendedorismo ao redor do mundo.


“Esse lançamento é simbólico, como se estivéssemos abrindo as portas do Rio Grande do Sul para o mundo. Criamos muitas soluções inovadoras e criativas aqui, mas que não chegam a todos os lugares, e agora esse guia permitirá que todos saibam o que está acontecendo em solo gaúcho. Teremos em breve cidades atraindo ainda mais investimentos, fomentando talentos e recebendo pessoas do mundo todo para ver de perto tudo aquilo que o guia apresenta”, salientou O CEO da Wise, Paulo Renato Ardenghi, agradecendo a colaboração de todos os parceiros.


O Startup Guide Rio Grande do Sul é Powered by SebraeX e tem a WISE Innovation como local partner, o Instituto Hélice, Atitus Educação, Empresas Randon, Instituto Caldeira, Badesul Desenvolvimento e Fecomércio como Experts, e o Grupo RBS como Media Partner.

18 visualizações0 comentário

Comments


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page