top of page

Semana Govtech em Gravataí




A cidade de Gravataí promoveu, entre os dias 16 e 20 de outubro, a semana Govtech, um evento que teve como principal objetivo conectar startups inovadoras com secretarias municipais para a resolução de desafios públicos por meio de soluções tecnológicas inovadoras, e ainda fomentar a mudança para a cultura de inovação com agentes públicos. O evento contou com a presença de mais de 300 servidores públicos de diferentes áreas e secretarias da prefeitura, que além de expectadores dos pitches, também puderam trazer os desafios e oportunidades de suas pastas.


A Wise Innovation, empresa especializada em promover a modernização na gestão pública e construir pontes entre empresas de tecnologia e governos, foi uma das responsáveis pela concepção e organização da semana Govtech, conforme destacado pelo CEO Paulo Renato Ardenghi. Selma Fraga, secretária de inovação, ciência e tecnologia de Gravataí, ressaltou a importância de o governo estar aberto a novas possibilidades e a necessidade de investimentos em soluções inovadoras.


A secretária destacou também, o impacto sócio econômico a partir dos investimentos feitos em inovação.


O prefeito Luiz Zaffalon enfatizou os avanços alcançados por Gravataí durante sua gestão, incluindo a aprovação da lei de inovação, o apoio para a implantação do primeiro hub de inovação da cidade, a atração de uma incubadora de startups e a projeção de um futuro promissor para a cidade.





O evento contou com a participação de diversas startups, dentre elas, algumas renomadas, como Trashin, Pix Force, Hygia Saúde e a plataforma Enter, que apresentaram soluções inovadoras nas áreas de gestão de resíduos sólidos, segurança e saúde, saúde e bem-estar e educação, respectivamente.


A semana Govtech foi realizada na Pradotech, na Casa das Startups, local que abriga 10 startups incubadas através do programa Startup Gravataí e o laboratório de dados da prefeitura. Atualmente, o programa de sandbox da prefeitura está com 14 provas de conceito em execução, oferecendo às startups a oportunidade de validar suas soluções.

Um dos grandes destaques do evento foi o lançamento do cadastro digital de pets para adoção online, fruto de uma colaboração inédita entre a prefeitura e uma startup local. Essa solução digital facilita o processo de adoção, conectando de forma eficiente animais que necessitam de um lar com pessoas interessadas em adotar, promovendo o bem-estar animal e fortalecendo a responsabilidade comunitária no cuidado com os pets.



Por Paulo Renato Ardenghi.


32 visualizações0 comentário

Comments


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page