top of page

Projeto Startup Guide gaúcho é lançado na 31ª Mercopar



O guia do ecossistema gaúcho será produzido por uma plataforma internacional que já atuou em Portugal, Estados Unidos, Suíça e Japão


Um novo caminho mundial se abre para o ecossistema gaúcho de inovação e tecnologia: o Startup Guide, principal plataforma do mundo sobre o assunto, foi lançado nesta quarta-feira (19) durante a 31ª Mercopar. O público do evento teve a oportunidade de conhecer o pontapé inicial do projeto que durante os próximos meses identificará as startups e potenciais do Rio Grande do Sul para compor um guia físico e digital que será distribuído globalmente e conectará o Estado a uma comunidade de startups em lugares como Londres, Nova Iorque, Barcelona e Lisboa, gerando ainda mais negócios e impacto para o sul do Brasil.


O Startup Guide gaúcho é pioneiro, sendo o primeiro desse tipo de iniciativa na América Latina. O projeto será realizado em conjunto pelo SebraeX e executado pela Wise Innovation apresentando cada região do Estado, a sua vocação econômica, aspectos culturais, startups e programas que causam um impacto positivo nos ecossistemas locais. Paulo Ardenghi, Fundador e CEO da Wise, destacou a vontade antiga de assumir este desafio.


"A motivação nasceu da percepção de que o ecossistema do Rio Grande do Sul precisava se abrir para o mundo, contar tudo o que está acontecendo aqui e inspirar outros empreendedores gaúchos a tirarem suas ideias do papel e fundarem startups. Conseguimos promover essa conexão com a Startup Guide e, em conjunto com os nossos parceiros, tornar esse projeto real. Há muitas pessoas lá fora querendo saber o que o Estado tem para oferecer, e é isso que vamos mostrar para atrair novos investimentos e transformar o Estado", explicou Ardenghi.


O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, salientou que o Estado precisa comunicar melhor ao mundo todo o seu rico potencial, e é isso que o guia permitirá realizar. "Vamos fazer o melhor guia do mundo, não tenho dúvidas, e é por isso que o Sebrae aceitou esse desafio. As pessoas precisam saber que o Rio Grande do Sul ficou em 1º lugar no ranking de inovação do Centro de Liderança Pública e tem muito mais para crescer", afirmou.


Logo após a apresentação do projeto, o momento reuniu alguns convidados para um bate-papo sobre o mercado de startups. Participaram da conversa o Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Artur Gibbon, o Presidente da Associação Gaúcha de Startups, Bruno Bastos, a Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão na Atitus Educação, Caroline Calice da Silva, o Gestor Executivo no Instituto Hélice, Thomas Job Antunes, e o Fundador e CEO da VENTIUR, Sandro Cortezia,


Guia de referência mundial


Para construir o guia, serão realizadas entrevistas e pesquisas ao longo de dez meses com agentes locais, empreendedores, programação de aceleração, hubs de inovação, especialistas, fundos de investimento, universidades e outros atores que estejam integrados ao ecossistema de startups do Estado. Depois de finalizado, o guia gaúcho será divulgado nos principais eventos de inovação e tecnologia, como o Web Summit, na Europa, o SXSW, nos Estados Unidos, entre outros.


As startups estarão conectadas à comunidade presente em mais de 50 cidades do mundo para fomentar novos negócios. A expectativa é de que a primeira entrega do material com um conteúdo digital aconteça durante o próximo South Summit Brazil, que será promovido em março de 2023 na cidade de Porto Alegre.


Startup Guide


A dinamarquesa Startup Guide é atualmente a principal plataforma voltada à produção de guias e conteúdos para ajudar empreendedores e investidores e conectar diferentes startups ao redor do mundo. Desde a sua criação, em 2014, já distribuiu mais de 100.000 livros e criou uma rede de networking com cerca de 10.000 empreendedores. No site é possível conhecer sobre os parceiros e a comunidade formada pela Startup Guide no mundo: www.startupguide.com.


Além da realização do SebraeX e execução da WISE Innovation, o Startup Guide gaúcho tem apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e Media Partner do Grupo RBS. O projeto segue mobilizando novos apoiadores que também tenham interesse em colaborar.


----------------------------------------

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 99235-8086

tatiane@reversocomunicacao.com.br

51 - 3398-7958

Reverso Comunicação Integrada (Conrerp/4ª PJ116)

114 visualizações0 comentário

Comentários


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page