top of page

TCE-RS: um exemplo de inovação no setor público



A Wise Innovation participou no dia 02 de junho de um dia especial em Restinga Seca no evento do Tribunal de Contas do Estado do RS - 3ª Imersão de Gestores. Além da palestra do CEO da Wise, Paulo Renato Ardenghi, a atividade foi um um momento de se inspirar com todas as possibilidades que o TCE-RS tem criado quando o assunto é inovar no setor público.


As iniciativas estão sendo lideradas pelo presidente da instituição, Alexandre Postal, e acolhidas pelos colaboradores, que já começam a entender a importância de mudar a mentalidade de processos burocráticos para a eficiência e a transformação digital. O caminho para o TCE-RS é fértil quando falamos em práticas de gestão inovadora, uma vez que o órgão pode ajudar a identificar, compartilhar e promover as melhores práticas de inovação ao reconhecer e recompensar projetos bem-sucedidos, inspirando outras instituições a seguirem esse exemplo. Não é um exagero afirmar que o TCE-RS será um grande multiplicador da inovação no setor público.


A promoção da transparência e responsabilização também são fundamentais. Ao garantir que os processos sejam transparentes e os funcionários públicos sejam responsabilizados, o TCE-RS pode contribuir para a criação de um ambiente de confiança que apoia e incentiva a inovação.


Os dados também não podem ser esquecidos, afinal, são eles o grande fio condutor da tomada de decisão dos gestores públicos atualmente. O TCE-RS tem total capacidade de liderar essa mudança adotando tecnologias emergentes e usando dados para melhorar a eficiência e eficácia. Com isso, poderá também orientar e apoiar outros órgãos na adoção dessas práticas.


Além de trazer essas perspectivas para a palestra, o CEO da Wise foi além: todo o conteúdo para os gestores do TCE-RS foi pensado sob a lógica da inteligência artificial, projetando o futuro do Tribunal de Contas, ou seja, aquilo que pode ser conquistado em breve através do suporte da inovação e tecnologia. Com o uso de drones para fiscalizar obras, projetos de fomento à educação e plataformas de transparência, não há dúvidas de que esse futuro tem muito a desenvolver pela frente.


A inovação não é apenas uma opção. Ela também é uma obrigação, se quisermos construir um setor público que esteja pronto para os desafios do século XXI. O TCE-RS já começou a dar os primeiros passos, e eventos como a Imersão de Gestores ajuda a integrar todos nessa transformação e incentivar ainda mais um futuro inovador no setor público.


34 visualizações0 comentário

Comments


WISE LOGO Site.png

SABEDORIA PARA
INOVAR

Estátua 01.png
botao-voltar (1).png
bottom of page